Construindo o futuro da
bioeconomia amazônica,
juntos
Contruindo
o futuro da
bioeconomia
amazônica,
juntos
#SOBRE A REDE
Quem somos
Aliança por uma bioeconomia liderada localmente
A Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia é uma aliança multissetorial comprometida em promover uma bioeconomia sustentável e liderada pelas populações locais, em toda a Amazônia. Nosso foco está em caminhos econômicos que priorizam a conservação das florestas em pé, a rica biodiversidade da região e o bem-estar da população local.
Como uma ‘rede de redes’, unimos atores de diferentes setores, incluindo produtores e associações locais, comunidades indígenas, investidores de impacto, instituições financeiras, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil.
Colaboração regional intersetorial: A Rede responde a um gargalo crítico na coordenação de esforços regionais para impulsionar investimentos, políticas públicas e a difusão de conhecimento na região amazônica, beneficiando tanto a natureza quanto as comunidades locais. Conectamos atores multissetoriais e suas múltiplas, mas fragmentadas, informações e experiências, fomentamos a convergência de entendimentos, visões e iniciativas para fortalecer o ecossistema da bioeconomia, e comunicamos o potencial e as histórias de sucesso do setor.
Convocatória para a Ação pela Bioeconomia Amazônica: A Rede Pan-Amazônica pela Bioeconomia foi criada durante a Conferência Pan-Amazônica pela Bioeconomia, realizada em Belém, em junho de 2023. Mais de 300 representantes de diversos setores desenvolveram coletivamente uma ‘Convocatória para Ação‘ contendo 31 propostas com o objetivo de impulsionar a bioeconomia amazônica de florestas em pé e rios fluindo, respeitando os modos de vida dos povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais, e promovendo a prosperidade socioeconômica das populações do bioma.
#SOBRE A REDE
Princípios
Vire as fotos para conhecer nossos princípios
#PRINCÍPIOS
#PRINCÍPIOS
#PRINCÍPIOS
#PRINCÍPIOS
#PRINCÍPIOS
#PRINCÍPIOS
Fotos (esquerda/direita superior/inferior):
Peru, fruto de aguaje. Jaime Ruiz/Conservação Internacional
Brasil, Abex. NESsT
Peru, região de Madre de Dios e Peru, lago. Natasha Ferrari/WRI
Colômbia, Agrosolidaria Florencia. NESsT
Peru. Thomas Muller
#NOSSO TRABALHO
Forças-Tarefa
Estabelecemos grupos de trabalho que colaboram para a promoção do setor de bioeconomia liderado pelas comunidades locais na região pan-amazônica. Entre as áreas de enfoque estão o avanço do reconhecimento da bioeconomia como setor, apoiado por dados e marcos metodológicos; a mobilização de financiamento com as devidas salvaguardas; o aumento do valor dos mercados de bioeconomia e a repartição justa e equitativa de seus benefícios; e a harmonização de políticas públicas e incentivos. A rede também ajuda a coordenar assistência técnica para que negócios de bioeconomia alcancem sustentabilidade ambiental e operacional a longo prazo.
Catalização do acesso a financiamento
Essa força-tarefa facilita a colaboração intersetorial para construir uma compreensão compartilhada e identificar caminhos para mobilizar financiamentos para a bioeconomia em larga escala, com fortes salvaguardas sociais e ambientais. Ela incentiva a inovação, destaca mecanismos e casos de financiamento bem-sucedidos e demonstra o potencial do setor.
Coliderada por Tiana Lins (NESsT) e Marcelo Cwerner (Amazon Investor Coalition). Entre em contato com a equipe: info@amzbio.org
Acesso a mercados e comercialização
Focada em aumentar o valor e a equidade dos mercados de bioeconomia, essa força-tarefa promove parcerias comerciais inovadoras e justas que geram benefícios sustentáveis para a Amazônia.
Coliderada por Emannueli Caselli (Conexsus) e Juan David Ferrera (Latimpacto).
Pesquisa e gestão do conhecimento
Essa força-tarefa busca apoiar a tomada de decisões informadas ao preencher lacunas de conhecimento, integrar conhecimentos tradicionais e uma abordagem biocultural, além de promover novas pesquisas e estruturas. Tudo isso para evidenciar o valor econômico, cultural e ambiental da bioeconomia. Seu objetivo é contribuir para o reconhecimento e a estruturação da bioeconomia como um setor econômico formal.
Coliderada por Joaquin Carrizosa (WRI Colômbia), João Arthur Reis e Rafael Andery (Amazonia+10)
Promoção de políticas públicas habilitantes
Ao analisar marcos legais, lacunas e políticas públicas existentes, essa força-tarefa trabalha para a adoção de políticas, incentivos e subsídios harmonizados que incentivem a bioeconomia, promovendo a colaboração entre governos, setor privado, academia e sociedade civil.
Coliderada por Bruno Lacerda (Conservation International) e Juliana Simões (The Nature Conservancy).
Fortalecimento de competências
Essa força-tarefa está focada em coordenar assistência técnica para negócios de bioeconomia liderados localmente, a fim de alcançar sustentabilidade ambiental e operacional de longo prazo. Além disso, busca fortalecer a capacidade institucional pública para promover a bioeconomia.
Coliderada por Paula Vanessa (Instituto Floresta Tropical) e Humberto Gomez (Tropenbos International).
Peru. Foto: Pablo García/Conservação Internacional
#EVENTOS & PUBLICAÇÕES
Onde e como estamos nos envolvendo
A Rede Pan-Amazônica de Bioeconomia promove e participa de reuniões, fóruns e conferências que reúnem diversos atores de toda a região. Esses espaços incentivam o diálogo, a troca de experiências e a colaboração para impulsionar soluções sustentáveis para a Amazônia.
SELECIONE UM ANO
2023 — 2024 — 2025
Conferência Pan-Amazônica de Bioeconomia
Belém, Brasil – junho de 2023
Evento que marcou o prelúdio da Rede Pan-Amazônica de Bioeconomia, reunindo mais de 300 líderes e especialistas dos nove países amazônicos para definir prioridades e ações conjuntas.
Lançamento oficial da Rede na COP16
Cali, Colômbia – novembro de 2024
A Rede Pan-Amazônica de Bioeconomia foi lançada na COP da Biodiversidade em Cali, destacando a bioeconomia como um motor fundamental para o desenvolvimento sustentável e a cooperação regional na Amazônia.
Pan-Amazônia em Ação: Fórum sobre Inovação e Investimentos na Bioeconomia
Evento virtual – maio de 2024
Fórum regional apoiado pelo BID, com 15 sessões e 60 palestrantes, que gerou 212 recomendações para fortalecer políticas de bioeconomia, investimentos e troca de conhecimentos.
Leticia, Colômbia – julho de 2025
Reunião presencial da Rede, reunindo 150 participantes de 70 organizações para revisar avanços, consolidar progressos das forças-tarefa e definir prioridades coletivas.
COP30 – Conferência das Partes sobre Mudança Climática das Nações Unidas (UNFCCC)
Belém, Brasil – novembro de 2025
A Rede Pan-Amazônica de Bioeconomia participará da COP30, apresentando os resultados das forças-tarefa e avançando no posicionamento da bioeconomia amazônica na agenda climática global.
#GOVERNANÇA
Governança
Atuamos com governança ágil, estruturada em torno de quatro instâncias principais e forças-tarefa co-lideradas por membros da Rede.
- Nossos Membros são parceiros e organizações que participam da Rede e suas forças-tarefa.
- Nosso Comitê Consultivo reúne uma representação diversa de líderes de pensamento, partes interessadas locais e membros ativos, que oferecem orientação estratégica e supervisão.
- Nossa Secretaria é responsável por promover sinergias e coerência entre os membros e forças-tarefa, garantindo coordenação e implementação eficazes.
- Nossos Parceiros Apoiadores incluem doadores e organizações que apoiam a viabilidade das atividades da Rede.
Secretaria
Joana Oliveira de Oliveira
Secretaria Ejecutiva de la Red Panamazónica de Bioeconomía y Gerente de Pan-Amazonía, WRI Brasil
joana.oliveira@wri.org
Rachel Biderman
Consejera Estratégica de la Secretaría y Vicepresidenta Senior para las Américas, Conservación Internacional
rbiderman@conservation.org
Joaquin Carrizosa,
Consejero Estratégico de la Secretaría y Asesor Senior, WRI Colombia
joaquin.carrizosa@wri.org
Gabriela Benito,
Coordinadora de la Secretaría y Gerente Regional de Convenios y Contratos, Conservación Internacional
gbenito@conservation.org
Comitê Consultivo
Foto: Emilio Aparicio Rodríguez
#GOVERNANÇA
Membros
#GOVERNANÇA
Parceiros apoiadores
Impulsionando o
desenvolvimento sustentável
na pan-amazônia
Brasil, Pará. Pinha. Foto: Igor Lopes/WRI Brasil